CA - Portefólio

A sociedade passa por constantes transformações em todas as áreas do conhecimento. A tecnologia tem contribuído para romper com os chamados conceitos imutáveis. Tudo isso é a revolução da ciência através do aprimoramento tecnológico. As mudanças tecnológicas transformam a cidadania, a cultura, o campo político, social, econômico, as comunicações, e principalmente o campo educacional.
                                                                                                                                               Assis e Vasconcelos, 2010
A propósito do contrato de aprendizagem desta Unidade Curricular, no qual está prevista a construção de um webfólio sob a forma de blog, os mestrandos efetuaram uma primeira reflexão e respetivas pesquisas sobre este tema preliminar e- portfólio, potencialidades e vantagens do mesmo, assim como dos vários tipos de portfólio. Nesta primeira fase do trabalho tivemos como objetivo aferir conceções sobre o e-portfolio e como tarefa principal a abertura de um espaço para a construção deste instrumento de trabalho para o qual nos foram dadas orientações concretas pela professora responsável da UC. Desta forma, no período compreendido ente 7 e 12 de março, debruçamo-nos sobre a temática em questão e iniciámos a construção deste blog que virá a constituir o webportfólio da UC RI-AICE.
Recursos disponibilizados:
Outros recursos (pesquisa pessoal):
http://www.vivencia pedagogica.com.br/?q=webfolio.html
http://www.app.pt/webfolio/webfolioapp.htm
Coelho, C. e Campos, J. (2003). Como abordar…o portfolio na sala de aula. Porto: Areal Editores.
Bernardes, C. e Miranda, F. (2007), Portfólio, uma escola de competências, Porto: Porto Editora
Reflexão sobre a pertinência científica e pedagógica do tema
Consideramos que foi bastante pertinente e oportuna a reflexão efetuada sobre o portfólio em geral (temática não completamente nova, pois já a abordáramos no âmbito da docência da disciplina de Português que lecionamos) e as especificidades do e-portfólio em particular (novidade para nós). As discussões no fórum, a par das pesquisas efetuadas e das leituras daqui resultantes, permitiram-nos um maior conhecimento desta temática, assim como uma melhor compreensão das razões da construção de um webfolio sob a forma de blog não só nesta UC, mas em muitos outros contextos educativos.
Não conseguimos elaborar o webfólio, a par e passo, conforme teria sido desejável, devido ao muitíssimo trabalho em simultâneo, no âmbito do curso no qual esta UC se insere, para não falarmos das obrigações profissionais que tivemos sempre que cumprir, a par e passo, pela inerência dos cargos que desempenhamos na Escola e ainda porque não dominamos, como teria sido desejável, a realização técnica de tal instrumento, visto ser a primeira vez que construímos um. Assim, esforçámo-nos e empenhámo-nos para este que webfolio se concretizasse - é certo, muito mais na vertente de produto do que na de processo. Não obstante o caminho percorrido e o percurso construído
…a magia do portfólio, enquanto ferramenta pedagógica, enquanto recurso avaliativo, parece residir exatamente nas suas extraordinárias potencialidades de construção da memória de um percurso
                                                                                                                                      Navegar no Português, DES, 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário